top of page

O NÚCLEO

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Fazenda Ressacada UFSC está situado na Fazenda Experimental da Ressacada, pertencente ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina. A Fazenda Ressacada está localizada em Florianópolis, na Ilha de Santa Catarina, no Bairro da Tapera ao Sul da Ilha (27º 41’ 06.28” S; 48º32’ 38.81” O).

 

Atualmente este setor dispõe de uma área de aproximadamente 5 ha, representando um protótipo de uma pequena propriedade rural, que compõe a unidade de pesquisa, ensino e extensão em agroecologia. Inserido nesta área está o Sistema de Pastoreio Racional Voisin (PRV), composto por 47 parcelas de 625m² cada, totalizando uma área de 3,2ha; 2 hectares de mata nativa e 0,09ha de área de horticultura e plantas medicinais. O rebanho é composto por cerca de 60 ovinos das raças Texel, Crioula Lanada, Romney Marsh e seus cruzamentos. A viabilização desta área experimental só foi possível devido a cooperação de diversos pesquisadores e o apoio financeiro do CNPq, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Instituto Mahle.

Bolsistas dos cursos de graduação em agronomia e zootecnia e pós graduação em Agroecossitemas, além de técnicos e voluntários são integrantes do Núcleo e participam das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O objetivo central do Núcleo de Agroecologia é promover a segurança alimentar e a sustentabilidade dos Agroecossistemas através da pesquisa e extensão em agroecologia na produção integrada de ovinos, horticultura, plantas medicinais e fruticultura.

Objetivos específicos do Núcleo

1.1. Analisar a eficácia de compostos fitoterápicos e homeopáticos na prevenção e tratamento de enfermidades de ruminantes.

1.2. Analisar a eficácia de preparados biodinâmicos e homeopáticos na produção de pastagens, hortaliças, plantas medicinais e frutas.

1.3. Contribuir com a produção sustentável e agroecológica, a partir do desenvolvimento de práticas produtivas biodinâmicas e do desenvolvimento de práticas agrohomeopáticas e fitoterápicas.

1.4. Promover ações de extensão por meio da interação universidade - sociedade, com intuito de potencializar a criatividade na produção científica, treinamento recíproco de estudantes, agricultores, artesãos e profissionais da área rural.

1.5. Divulgar a produção de ovinos em sistema biodinâmico de produção e o artesanato em lã como forma terapêutica e de alternativas de produção e comercialização dos produtos agrícolas.

1.6. Geração de resultados aplicáveis à agricultura familiar e a produção orgânica de alimentos como práticas biodinâmicas.

1.7. Realizar manejo integrado entre a pastagem, ovinos e a produção de frutíferas e árvores nativas em sistema biodinâmico. 

1.8. Divulgação das informações geradas a partir das pesquisas e atividades de extensão realizadas.

Financiamentos

Título do Projeto: Aplicação de alternativas não químicas no controle da verminose ovina em sistemas sustentáveis de produção animal.

CNPq. Número do Processo: 486400/2012-3; Chamada: Universal 2012. Período: 2013-2015.

Título do Projeto: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Horticultura e Ovinocultura Agroecológica para promoção do Desenvolvimento Sustentável como estratégia alternativa estruturante à substituição do cultivo do tabaco na agricultura familiar.

Ministério do Desenvolvimento Agrário. Período: 2013-2015. Termo de Cooperação para Descentralização de Crédito – n° 020/2013, firmado entre Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Título do Projeto: Estratégias inovadoras para promoção da Produção integrada e sustentável de ovinos, hortaliças e plantas medicinais.

CNPq. Número do Processo: 403557/2013-5; Chamada: Cha - 48/2013 L.1 Período: 2014-2018.

Título do Projeto: Projeto de Extensão em Agricultura Biodinâmica: Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Biodinâmica.

Instituto Mahle. Período: 2081-2019. Parceiros: Instituto Compassos e ABDSul.

Título do Projeto: Núcleo de Agroecologia da Fazenda Ressacada/UFSC: promoção da produção integrada e sustentável de ovinos, hortaliças e plantas medicinais. 

Número do Processo: 402867/2017-3; Chamada: Agroecologia 2016. Período: 2016-2020.

bottom of page