EXTENSÃO
Conheça aqui alguns dos projetos de extensão desenvolvidos pelo nosso Núcleo.
Plantio Agroecológico Solidário (PAS)
Período da atividade: atual
Produção de alimentos agroecológicos para famílias em situação de vulnerabilidade social em Florianópolis, SC: segurança alimentar em tempos de pandemia de Covid-19
A atual situação de saúde de toda a população global encontra-se em alarde, fruto do surgimento do novo vírus Covid-19. Em tempos de novas doenças que ainda são pouco conhecidas, é essencial que o organismo humano esteja com boa imunidade, e isto pode ser alcançado através de uma alimentação balanceada e diversa. No entanto, o acesso à alimentação de qualidade ainda é restrito a uma ínfima camada da população. Tendo em vista que o cenário de desigualdade social em nosso país tende a aumentar drasticamente durante e após a pandemia, é essencial que se busque alternativas, parcerias e meios de produção e fornecimento de alimentos saudáveis e de qualidade principalmente aos grupos sociais mais fragilizados. Em uma parceria inédita entre o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Fazenda Experimental da Ressacada UFSC, o Laboratório de Ecologia Aplicada (LEAP), o Mandato Agroecológico, Marmitas Veganas, Campeche Solidário, ISKCON BRASIL SUL e Instituto Compassos construímos esse projeto com o desejo de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social com o cultivo de alimentos agroecológicos para a produção de refeições para moradores de rua e cestas de alimentos. Neste sentido, este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de áreas produtivas agroecológicas para a produção de alimentos saudáveis. Além da doação de refeições e alimentos às famílias carentes da cidade de Florianópolis e entorno, esta parceria irá possibilitar um espaço de aprendizagem e desenvolvimento de técnicas produtivas agroecológicas.
Projeto Fazendinha
Período da atividade: 2014 – atual
O Projeto Fazendinha desenvolve a 6 anos ações de extensão promovendo visitas guiadas ao Núcleo de Agroecologia. Este projeto atende crianças de escolas públicas e particulares do município de Florianópolis e região. Desde o início em 2014, já recebeu mais de 2.000 crianças de escolas públicas e particulares, juntamente com professores, educadores e pais. Um processo educativo deste tipo em uma Fazenda-Escola permite que crianças do meio urbano tenham contato com a rotina do meio rural, com vivências direcionadas para um maior entendimento sobre as criações animais e cultivos vegetais, tais como: alimentação e cuidados de animais de fazenda, nascimento de cordeiros e bezerros, tosquia anual, beneficiamento da lã (lavar, cardar e feltrar) e a produção de alimentos da horta, com base agroecológica e respeito à natureza e aos animais.
As visitas são agendadas via e-mail (nucleoagroufsc@gmail.com)
Projeto de inclusão de jovens e adultos com deficiência mental em parceria com o Instituto Compassos, que prevê a capacitação em trabalhos manuais com lã ovina, com o intuito de promover mudanças rumo à inclusão e autonomia, a fim de colaborar nas suas possibilidades de emancipação. A capacitação em trabalhos manuais com lã ovina envolve todas as etapas de beneficiamento da lã, como a lavagem, cardagem e tecelagem. Este projeto desenvolve técnicas de artesanato em lã visando a inclusão social dos deficientes mentais, promovendo habilidades artísticas para a confecção de produtos geradores de renda e sustento.
Tecelagem artesanal de lã ovina e vivências em agroecologia para jovens e adultos com deficiência mental: experienciando os ritmos da natureza e construindo autonomia
Período da atividade: atual
Projeto de Extensão em
Agricultura Biodinâmica
Financiado pelo Instituto Mahle
Período da atividade: 01/02/2018 – 01/04/2019
A parceria entre a ABDSul, o Núcleo de Agroecologia e o Instituto Compassos teve atuação na área de agroecologia, com ênfase na educação, extensão e pesquisa. O objetivo desta parceria foi promover a extensão e a pesquisa em agricultura biodinâmica através de práticas e oficinas, segundo os princípios transmitidos por Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia. As atividades de pesquisa estiveram relacionadas diretamente com as atividades de extensão por serão executadas nos dias de campo e oficinas, juntamente com os agricultores, técnicos e estudantes. Foram realizados experimentos sobre sanidade vegetal: utilização de preparados biodinâmicos para germinação das sementes de hortaliças e Utilização de preparados biodinâmicos para melhoramento da pastagem e performance animal. As Ações em Ensino e Extensão foram realizadas na forma de oficinas, dias de campo e palestras. Com este projeto foram desenvolver ações de extensão no âmbito da produção integrada de alimentos agroecológicos e a agricultura biodinâmica, envolvendo a produção de ovinos conjuntamente com a produção de plantas medicinais e hortaliças.
Oficinas e encontros:
-
Oficina de Bioconstrução
-
Oficina de Acabamento Natural de Bioconstrução
-
Calendário Biodinâmico
-
Oficina da lã
-
Encontro de Agricultura Biodinâmica: vivificando a terra através de preparados
-
II Encontro de Agricultura Biodinâmica: vivificando a terra através dos preparados
-
III Encontro de Agricultura Biodinâmica: vivificando a terra através dos preparados
-
IV Encontro de Agricultura Biodinâmica: vivificando a terra através dos preparados
Criação de Núcleo de Agroecologia
e Produção Orgânica (NEA)
Edital MCTI/MAPA/MEC/SEAD
Casa Civil/CNPq – n º 21/2016
Período da atividade: 2017-2020
Este projeto tem por objetivo a Criação de um Núcleo de Agroecologia nas dependências da Fazenda Experimental da Ressacada da UFSC para a promoção e desenvolvimento da Agroecologia e da produção orgânica. As atividades de extensão em execução neste projeto incluem: Ações de extensão por meio da interação universidade - sociedade, com intuito de potencializar o treinamento recíproco de estudantes, agricultores e profissionais da área rural; Divulgar a produção de ovinos agroecológicos e o artesanato em lã como forma de resgate às tradições e cultura do sul do Brasil; Gerar resultados aplicáveis à agricultura familiar em relação à utilização da homeopatia, fitoterapia e práticas biodinâmicas, como tecnologias apropriadas à Agroecologia e à produção orgânica.